Viver em Londres | Primeiros passos

February 21, 2018

Quando vim para Londres caí nesta bola-de-neve gigante e é inevitável que todos passemos por ela. Eu explico.

As três primeiras coisas que precisamos são: 
Onde Viver, Conta no Banco e Trabalho.

Geralmente quando chegamos pela primeira vez a Londres vamos viver para uma casa partilhada. Nenhuma das contas está em nosso nome e por isso não temos um comprovativo de morada. Para abrir uma conta no banco precisamos de um comprovativo de morada. E para arranjar trabalho precisamos de uma conta no banco!

Não se assustem - há remédio para tudo!

National Insurance Number (NIN)

Isto é mais ou menos como o nosso número de contribuinte e sem ele não conseguimos fazer mais nada. Liguem para o 0800 141 2075 (funciona nos dias úteis das 08:00h às 18:00h) e vão fazer-vos umas perguntas e marcar uma entrevista. Se no telefonema vos disserem onde e quando é a entrevista, melhor. Irão receber à mesma uma carta com essa informação na morada que indicarem. Aconselho a ligar o número quando já estiverem instalados em Londres e, idealmente, pelo vosso número de telemóvel inglês.

Para a entrevista devem levar indentificação (tudo o que puderem: passaporte, ID, carta de condução) e se conseguirem uma carta a comprovar a vossa morada, ainda melhor. Depois desta entrevista eles irão enviar uma carta (demora cerca de duas semanas) com o NIN. Eu antes de receber o número comecei a trabalhar - bastou avisar que o iria receber brevemente.

Conta no banco

Eles podem tentar complicar isto mas é sempre possível dar a volta. Se estiverem numa casa alugada através de uma agência/empresa, podem pedir um documento oficial a comprovar a vossa morada de residência e levar esse documento ao banco. Se não for o caso, podem pedir ao senhorio que coloque uma das contas da casa em vosso nome temporariamente (não é ideal).

A terceira opção (e que eu só descobri depois de ir a 11 filiais diferentes) é abrirem a conta com a morada de Portugal. Para isto têm de ter um documento que a comprove mas será mais fácil (conta ou carta de condução). Foi como eu fiz e acaba por ser talvez a melhor forma. Para receberem as cartas do banco na vossa morada de Londres dão como morada alternativa, só para o correio (que não tem de ser comprovada). 

Os melhores bancos para mim são: Barclays e Lloyds. 

Trabalho

Com o NIN pedido e a conta do banco aberta já podem arranjar trabalho. (Eu estou na área criativa/média por isso se houver por aí alguém a precisar de dicas, comentem. Londres é 'A cidade' das oportunidades e acredito que toda a gente consegue a sua. 

Ao contrário de Portugal aqui as agências de recrutamento são muito usadas e podem fazer uma pesquisa e encontrar as especializadas na vossa área. O Linkedin é obrigatório. E há muitos sites de pesquisa onde encontram todos os tipos de trabalho desde lugares óptimos a trabalhos imediatos.

Sobre Mim

Vivo em Londres há dois anos e tenho muitas saudades de escrever em português e essa é a principal razão pela qual criei este projecto. Sou uma eterna insatisfeita, apaixonada pela área criativa e viciada em comida italiana.